Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Antigo Regime

Teorias e mais teorias – O mundo antes dos grandes pensadores iluministas.

O Antigo Regime


Antes que as ideias iluministas fossem espalhadas por todo o mundo e que desse origem a revoluções, a sociedade que estava num período de transição da idade média para a idade moderna, apesar de ter passado anos, érea organizada por “ordens” ou “estados”, principalmente na França. Este talvez seja o maior motivo para que grandes mentes se voltassem contra este que era chamado de “antigo regime”.
A sociedade francesa era dividida em três estados, onde não havia possibilidade de ascensão. O primeiro estado era formado pelo clero que era subdivido em baixo e alto clero. O segundo estado era formado pela nobreza, pela “aristocracia” da sociedade. O terceiro estado era formado pelos burgueses e pelos trabalhadores urbanos e do campo.
Esse antigo regime era semelhante ao regime feudal, onde a hierarquia liderada pela igreja (uma herança do período feudal) continuou presente na sociedade.
Em relação as igualdades entre as pessoas, tudo não passava de teorias. As vezes pregada pela igreja, a igualdade, pelo menos em palavras era uma forma de confortar a população que podia se rebelar (e foi o que posteriormente aconteceu).
Com relação aos tributos, nem o primeiro, nem o segundo estado pagavam impostos, entretanto, o terceiro estado era o que mais sofria com a oposição dos outros estados. Os impostos eram absurdos e deveriam ser pagos pelo terceiro estado a igreja e a nobreza, ou seja, o terceiro estado trabalhava para sustentar o clero e a nobreza.
Podemos, então dizer, que essas divisões sociais nasceram nesse período. Entretanto as lutas contra esse sistema também estavam presentes na história das sociedades do período moderno.
Mas por que o sistema hierárquico feudal durou tanto tempo? Simples, existiam teoria pregadas pela nobreza e pelo clero que faziam com que esse sistema se mantesse vivo. Quais eram elas? Veremos:
  • Teoria do Direito Divino: Aquela pessoa ou família estava naquelas circunstancias porque Deus quis. Desse modo podemos exemplificar dizendo: Se “A” é rico, foi por que Deus quis, e se “B” é pobre, foi por que Deus quis assim. Tudo relacionado a nobreza e ao clero, resumindo, tudo relacionado ao poder era justificado por essa teoria.
  • Teoria da Soberania Absoluta: defendia a ideia de que o Estado e o poder monárquico eram resultado, não da vontade pessoal, mas de um contrato entre governantes e governados.

Apesar de todas as teorias e formulações, foram inevitáveis reformas no Absolutismo.  Correntes foram aprimoradas e o Iluminismo com o passar dos tempo foi fortificado sendo espalhado primeiro pela Europa e depois Por todo o mundo, chegando inclusive no Brasil, onde propagou as ideias que deram origem ao movimento da Inconfidência Mineira.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Impressionante, este blog realmente iluminou meus pensamentos sobre este tema. Realmente devemos prestar mais atenção as coisas que estão a nossa volta, afinal de contas, nós somos ILUMINISTAS!
    Continuem assim.

    ResponderExcluir