Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Iluminismo e a Modernidade do Século XXI


            Oi pessoal, essa é a nossa primeira postagem do blog. É sempre bom lembrarmos das raízes da nossa civilização, onde houve uma democratização do conhecimento. Tudo isso é uma herança das teorias iluministas que deram origem a muitas revoluções que veremos posteriormente. Mas qual seria a relação das ideias iluministas que “nasceram” no século XVIII com o século a qual vivemos? Bem, é o que veremos agora.
Desde o final do século XVII, quando aconteceu a revolução científica, a utilização da razão ao invés da emoção foi uma bandeira sustentada por todos os idealizadores dessas reformas na mente do povo que ainda era um tanto medieval, como a dos franceses, principalmente.
            A ideia de democratizar o conhecimento, já era antiga. Ela vem desde os tempos de Isaac Newton, René Descartes e Jonh Locke. Essas três personalidades do século XVII foram os alicerces do período conhecido como o Século das Luzes.
            O principal objetivo dos filósofos iluministas era o de clarear, iluminar o conhecimento. Eles iam contra a igreja católica, que pregava que a religião era a fonte do saber, a única alternativa verdadeira de conhecimento.
             Mas até agora, não vimos qual a relação dela com o século XXI ! Calma, chegaremos agora!
             A relação entre os ideais iluministas e o século atual é a mais simples possível: A Internet! Lógico, a internet é a forma mais democrática de conhecimento, a forma mais simples de ter o saber.
             Antes que a maioria da população pudesse ter acesso a ela, a internet foi criada para descentralizar as informações militares do governo dos Estados Unidos. Hoje, falando estatisticamente, quase toda a população brasileira tem acesso à internet ou já teve em alguma circunstancia.

“Ambos convergem ao ponto onde o conhecimento deve estar acessível a todos, independentemente de fatores políticos, sociais ou econômicos”.

            “A meta que devemos seguir, então, não deveria ser de uma internet centralizada, para poucos. ‘Mas, sim, de uma internet iluminista’”

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde, Meu trabalho é sobre IDEIAS ILUMINISTAS
    meu professor de História passou um trabalho que vale ponto,sobre as ideias iluministas de hoje:liberdade.igualdade e fraternidade.E como podemos percebê-las atualmente.
    Ao todo tem que da três folhas,uma para igualdade,uma pra liberdade e a outra pra fraternidade.
    Quem souber algum site,livro,conhecimento,por favor,responda,serei muito grata.

    ResponderExcluir
  3. finalmente achei a materia,ajudou mt

    ResponderExcluir